EMEF Sagrado Coração de Jesus

Com muita alegria que a EMEF Sagrado Coração de Jesus homenageará o cantor e compositor Mário Barbará Dornelles na edição 2013 do projeto "Poesia Fora da Estante".
O objetivo desse projeto é "familiarizar o aluno com a poesia, através do conhecimento dos poetas de sua Terra para que tenham prazer em ler e ouvir poemas e músicas e, sobretudo, para que se sintam motivados a expor suas emoções, criar e brincar com as palavras, deixando dessa maneira a imaginação fluir".
A metodologia e os recursos a serem utilizados propõe trabalhos realizados em sala de aula, através da edição de textos, criação artística e visual, confecção de cartazes, murais, entrevista...
Mário Barbará é um poeta, cantor e compositor gaúcho. Sua música de maior sucesso foi "Desgarrados", escrita junto com Sérgio Napp, vencedora da Décima Primeira Califórnia da Canção Nativa de 1981, em Uruguaiana.
Outras canções memoráveis de Barbará são "Roda canto", "Campesina", "Era Uma Vez", "Colorada", "Querência maior", "Portas do sonho", "Mala de garupa", "Onde o cantor expõe a razão do seu canto", "Retirante", "Laços", "Se eu me chamasse Lourenço", "Velhas brancas", "Xote da amizade", "Xote da ponte", "Xotes do Sul", "Amanhã será setembro", "Canto de Clã", "Gaúcho bronze", "Numa estação", "Quando eu fui embora", "Couro cru".

RETIRANTE (Mário Barbará)

Eu tenho as mãos calejadas
Algumas rugas no rosto
Aqui sou burro de carga
E nem sou dono de mim
Eu tenho todo o espaço
Que os olhos podem tomar
Mas não consigo um pedaço
Que seja meu pra plantar

Não me fascina o luzeiro
Que eu possa achar na cidade
Eu busco um prato de vida
E um gosto de liberdade

O que me leva é o desejo
De me enxergar como igual
Aqui sou mero instrumento
Usado por seventia
Nas safras eu me alimento
Do gado sou dependente
Lá fora, por meu trabalho
Talvez eu venha a ser gente

Não levo sonhos na mala
Nem vícios de valentia
Eu sei, me espera uma adaga
Que pode matar-me um dia
Me jogo inteiro assim mesmo
De corpo e de coração
No espelho das avenidas
Operário, e não peão

"Um gaúcho que se preze sabe recitar pelo menos um trechinho de Desgarrados e Mala de Garupa, canções consagradas no rio grande do sul, de autoria de um compositor e intérprete igualmente reconhecido: Mário Barbará, figura fácil no cenário musical dos Pampas" (FONTE: CONFRARIA NATIVISTA)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário